Felipe Figueiredo
Se ler é um remédio, desde o último mês de agosto, as crianças do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) estão ainda mais bem “medicadas”. A ACASE lançou um programa de distribuição gratuita de livros infantis destinado às crianças internadas e às que visitam o hospital para consultas médicas. Além de promover a leitura e o acesso ao livro a esse público, o propósito do Ler é um remédio é gerar bem-estar, satisfação e conforto num cenário onde, em regra, estão presentes a dor, o medo e a tristeza.
Semanalmente, a ACASE distribui, em média, 10 kits no HMIB para crianças em situação hospitalar. Os meninos são presenteados com o livro A Copa do Mundo do Galego, e as meninas, com Bia e as bonecas, ambos da Vitalia Editora. Além dos livros, integram o kit um marcador de página personalizado da ACASE e uma cartela de adesivos infantis, para colorir e divertir ainda mais o momento de leitura das crianças.
Um dos contemplados, na primeira semana de setembro, foi Enzo Mateus Simões, de 8 anos, filho de Nádia Simões, que levou o filho ao HMIB para consulta. Fã de futebol, o garoto, que trata um problema renal crônico, celebrou o presente e prometeu devorar o livro no mesmo dia. “Ele é bom aluno e gosta bastante de ler. Está sempre me pedindo livros”, conta a mãe.
A pequena Ingrid Serra, de 6 anos, também recebeu das mãos dos voluntários da ACASE o seu kit leitura. Os olhos da pequena brilharam ao ver a cartela de adesivos das Princesas da Disney. De acordo com Karolyne Serra, mãe da garotinha, a filha é apaixonada pelas personagens. A mãe foi orientada a estimular o prazer da leitura na criança, a partir do livro presente no kit recebido.
Para o secretário da ACASE, Yan Victoria, o projeto Ler é um remédio cumpre o propósito da entidade de ser uma instituição comprometida com o princípio cristão serviço ao próximo nos hospitais. “É maravilhoso perceber o sorriso das crianças quando ganham um kit leitura. Isso nos satisfaz, porque nos sentimos como que contribuindo com a formação do cidadão, além de expressarmos amor por aquelas vidinhas”, destaca o secretário.
Até o final de 2024, a ACASE pretende distribuir 200 kits de leitura para as crianças do Hospital Materno Infantil de Brasília. Com o início do funcionamento da Tenda do Acolhimento, a entidade espera triplicar a distribuição.