Somos uma Instituição Social Cristã Evangélica, sem fins lucrativos, com sede em Brasília e atuação no âmbito do amparo a crianças e famílias em situação hospitalar.

 

Um ano, dez histórias: Tenda do Acolhimento é refúgio de fé e cuidado

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em 12 meses de funcionamento, completados em setembro, Tenda no HMIB já acolheu centenas de famílias; Jornal da Acase reúne 10 depoimentos que revelam o poder do cuidado e da fé

“No começo deste ano, as minhas bebês gêmeas tiveram bronquiolite e ficaram no HMIB. Foi uma internação longa, de meses, e, lá, eu me sentia sozinha, sem ninguém para conversar. Foi quando conheci a Tenda do Acolhimento da Acase e os seus voluntários. Isso mudou por completo os meus dias ali, porque eles me acolheram de uma maneira incrível. Sempre com muito carinho, eles oravam por mim e pelas minhas filhas. Havia dias em que eu estava muito mal e eles não estavam no hospital, então eu ligava para um deles, que conversava comigo, orava, e isso me acalmava tanto… Quando a alta chegou, recebemos a visita da Acase em nossa casa. Levaram doações, uma linda mensagem e oração. Só Deus mesmo para retribuir tudo o que Acase fez e tem feito por nós.” (Maria Fernanda, Planaltina – DF)

“Eu não sou de Brasília. Vim da Bahia na esperança de encontrar um tratamento para a minha filha. Chegamos aqui só nós três: eu, minha esposa e a bebê. Os sentimentos de solidão e medo foram inevitáveis. Mas logo nos primeiros dias fomos acolhidos pelo pessoal da ACASE lá na Tenda do Acolhimento. Eles foram presente de Deus para nós, e aquele espaço o nosso refúgio para momentos de desabafo, oração e consolo. Quando larguei tudo na Bahia para vir a Brasília em busca de tratamento da neném, eu sentia que Deus nos daria o amparo e o suporte. Não imaginava que grande parte disso viria por meio de um pessoal que se instala debaixo de uma tenda para ajudar os outros. Que esse trabalho continue por muitos e muitos anos” (Itamar Rocha, Buritirama – BA)

“Nós somos de Unaí (MG). Passávamos por um momento delicado. A minha filha havia nascido prematura, com 645 gramas e 31 centímetros. Isso nos obrigou a ficar em Brasília por um longo tempo. Conseguimos uma casa de apoio, onde eu e minha mãe dormíamos. Durante o dia, íamos para o hospital. Certo dia, minha mãe foi acolhida do lado de fora do hospital pelo pessoal da Acase. Eu estava recém-operada da cesárea e, sem poder andar grandes distâncias, tínhamos de pega Uber todo dia, mesmo sem condições para isso. A Acase apareceu nesse momento e nos ajudou com recursos e doações. Essa ajuda se repetiu algumas vezes. De vez em quando mandamos fotos da Maria Cecília aos voluntários da Acase, para que vejam como ela está grande e saudável. Somos muito gratos à Tenda do Acolhimento, esse espaço de amor no hospital.” (Izabele Araújo, Unaí – MG)

“Foi muito especial para a minha família ter conhecido a Tenda do Acolhimento. Nesse dia eu estava no HMIB com o meu filho e recebi o acolhimento através da oração e do pagamento da minha conta de luz, que estava atrasada. Desse momento em diante, a Acase esteve comigo durante todos os momentos da minha vida, até quando não estavam fisicamente. Certo dia, eu estava muito triste, me sentindo sozinha, fiz questionamentos a Deus, e aí eu decidi entrar no Instagram. Foi quando vi que fazia 2 minutos que a Acase havia publicado um vídeo, com orações pelas pessoas acolhidas. E lá nesse vídeo estava o meu nome e o da minha família. Nesse momento eu soube que eu nunca mais ficaria sozinha, porque Deus havia me presenteado com irmãos em Cristo. Louvo a Deus pela Acase e pela Tenda do Acolhimento”. (Andressa Rodrigues, Luziânia – GO)

“No momento em que eu mais estava precisando – desempregada e com a minha bebê pequena –, a Tenda do Acolhimento, da Acase, apareceu para me socorrer, com cesta básica e auxílio aluguel emergencial. Eu já estava desesperada, sem saber o que fazer, e Deus colocou esse projeto em meu caminho. Eles me estenderam as mãos com essas ajudas e o principal: com orações. O meu desejo é que a Tenda possa se expandir cada vez mais, pelos próximos anos” (Larissa de Souza, Planaltina – DF)

“Perdi a minha filha no HMIB. Ela era bebê, tinha cinco meses e, por causa de uma bronquiolite aguda, faleceu. Nesse dia, o meu chão abriu. A minha esposa se desesperou. Só conseguimos encontrar algum consolo quando fomos acolhidos pelo pessoal da Tenda do Acolhimento, da Acase. Só posso dizer uma coisa: é um trabalho de Deus, o desse pessoal. Sou muito grato a eles” (Emerson Lima, Valparaíso – GO)

“Conheci a Tenda do Acolhimento no primeiro dia de funcionamento do espaço no hospital. Já fazia mais de um ano que eu frequentava o HMIB por causa do acompanhamento médico do meu filho. Nesse dia, por curiosidade, fui à Tenda para saber do que se tratava. Fiquei profundamente tocada. A oração que recebi mexeu tanto comigo que saí de lá chorando, agradecendo a Deus pela certeza de que eu não estava sozinha, Ele era comigo. Que este trabalho complete dezenas de outros aniversários”. (Mariza Leite, Guará – DF)

“O meu neto faz tratamento aqui no HMIB, e eu sempre venho com ele. Um dia eu estava triste e o deixei lá dentro com a minha filha. Fui para fora, respirar um ar puro. Lá, fui acolhida pelo pessoal da Tenda. Em meia hora, eu havia contado a minha vida, minhas dores… Eles oraram por mim, me deram um livro maravilhoso… Não sei explicar direito, confio e creio em Deus, mas não tenho religião. Porém esse dia foi impactante. Voltei para dentro do hospital me sentindo outra pessoa, como que renovada. Dali em diante, sempre que vou ao HMIB, visito a Tenda do Acolhimento. É um lugar de paz.”. (Geraldina Souza, Alto Paraíso – GO)

“Sempre há anjos de Deus nos hospitais. Os do HMIB vestem colete verde, e certo dia me abençoaram”. (Mauro Pontes, Sobradinho – DF)“É com imensa satisfação e profundo reconhecimento que a Coordenação do Voluntariado do HMIB celebra o primeiro aniversário desta parceria simbolizada pela Tenda do Acolhimento. A sensibilidade, a disponibilidade e o preparo de cada um dos membros da ACASE têm sido fundamentais para oferecer um suporte emocional e espiritual que transcende o cuidado clínico, alcançando o coração de pacientes, familiares e também de nossas equipes. Reafirmamos nosso sentimento de honra e gratidão por cada oração, cada doação, cada abraço e cada momento de escuta. O HMIB se orgulha de ter esta parceria. Contem sempre com nosso apoio administrativo para facilitar suas ações e fortalecer esta missão que tanto nos enriquece. Com nossa mais profunda gratidão.” (Ludmila Coimbra, Coordenadora do Voluntariado do HMIB)

Últimas postagens

Acompanhe nossas últimas postagens