Somos uma Instituição Social Cristã Evangélica, sem fins lucrativos, com sede em Brasília e atuação no âmbito do amparo a crianças e famílias em situação hospitalar.

 

Entrevista: conheça o trabalho de acolhimento do médico André Ricardo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Jornal da ACASE entrevistou o médico André Ricardo, que realiza, no agreste pernambucano, um trabalho semelhante ao desempenhado pelos voluntários da ACASE nos hospitais de Brasília. A atuação do médico começou nas unidades de saúde do interior de Pernambuco e já está em 10 estados brasileiros.

Doutor André Ricardo, como é conhecido, viralizou nas redes sociais, em 2020, ao entregar aos pacientes, na sala de espera dos hospitais, além de abraços, uma palavra de amor, fé e esperança.

Denominado Momento Sem Receita, o serviço gratuito de acolhimento às pessoas pode ser acompanhado no perfil @dr_andre_ricardo no Instagram, onde o médico soma mais de 445 mil seguidores. Leia, abaixo, a íntegra da nossa conversa com o médico.

.

Jornal da Acase (JA): Trabalhos como o Momento Sem Receita são verdadeiros chamados de Deus. Como nasceu o projeto?
André Ricardo (AR):
Momento Sem Receita nasceu em 9 de dezembro de 2019, em um encontro que eu tive com Deus pela madrugada, num momento de muita dor. Nesse mesmo dia, às 7 horas da manhã, peguei a minha Bíblia e fui trabalhar no hospital de Bonito-PE. Quando cheguei com a Bíblia na mão, todos ficaram assustados. Eu chamei a minha equipe e disse que tinha tido um encontro com Deus naquela madrugada, e que minha vida não seria mais a mesma a partir daquele dia. Deixei um versículo para eles: Salmos 121:1-2. Alguns choraram, outros duvidaram.

JA: Como é a rotina do Momento Sem Receita e de que forma ele é feito?
AR: O MSR acontecia em todos os hospitais que eu fazia plantão, mas, até então, eu só pregava para a minha equipe. Após uns 3 meses, antes de começar o atendimento, eu passei a deixar versículos na recepção para os pacientes. Isso aconteceu por 9 meses, sem ser filmado, porque Deus havia me falado que eu não filmasse, até que alguém postasse um vídeo desse momento, e esse vídeo fosse visto por milhares de pessoas. Assim aconteceu. Em 14 de setembro de 2020, uma paciente filmou o momento em que eu deixava uma mensagem para os pacientes. Ela postou no Facebook, e o vídeo viralizou rapidamente, com mais de 270 mil compartilhamentos. Ali, eu entendia que o Senhor Jesus lançava e autorizava o MSR a ser filmado e levado a outros lugares. Hoje já alcançamos mais de 100 hospitais por todo Brasil, mais de 10 estados, com predomínio em hospitais no Pernambuco. Também já fizemos no maior hospital da América Latina, a Santa casa de Misericórdia, em São Paulo. 

JA: Já encontrou algum tipo de resistência, do Poder Público ou de chefes, para realizar o MSR?
AR:
Já encontramos muitas barreiras sim, e já até enfrentamos processos no Conselho Regional de Medicina. O último processo respondido foi por ter falado de Jesus na UTI de um hospital em Olinda-PE. O diretor-médico me processou, e, depois de alguns meses, no julgamento do tribunal do conselho, fui absolvido por 8 votos a 4, para a glória de Deus. Já fui exposto em redes sociais, por ter prescrito junto à receita de remédio, versículos da Bíblia como sendo o remédio mais eficaz para aquele paciente.

JA: Imagino que, para fazer o MSR, o senhor precisa se preparar antes, tirar um tempo de oração. Conte-nos um pouco como é essa preparação.
AR:
O MSR foi concedido a nós por Deus, através de uma busca intensa de oração. O nome Momento Sem Receita, bem como todas as estratégias para realizar, foi nos concedida sempre pelas madrugadas durante a oração.Quando vamos realizar o MSR, eu peço para que toda a equipe faça jejum e que vá para o momento em jejum. Isso nos ajuda muito, pois o ambiente hospitalar é muito carregado e com uma contaminação, acima de tudo, espiritual.

JA: Certamente, já presenciou milagres a partir do MSR. Conte-nos as experiências mais marcantes.
AR: Por diversas vezes, já pudemos presenciar o poder de Deus, durante o Momento Sem Receita: curas físicas, emocionais e espirituais. Pessoas curadas do câncer, pessoas curadas da depressão, pessoas que foram libertas dos remédios controlados, pessoas que aceitaram a Jesus durante o momento… São inúmeros os milagres, para Glória de Deus.

JA: O que a sua experiência já permite dizer quanto ao resultado desse acolhimento? O que o MSR gera nas pessoas acolhidas?
AR:
O MSR tem sido refrigério para muitos pacientes, acompanhantes, e muito para os colaboradores dos hospitais. Pessoas que estão ali trabalhando, mas que por vezes estão destruídas, enfrentando problemas em seus lares, e que só precisavam de um abraço. O objetivo do MSR é levar o amor, a paz, a esperança e, acima de tudo, o remédio que cura toda enfermidade: que é a Palavra de Deus.

JA: Como é a sua história com a fé em Jesus?
AR:
Eu nasci em um lar cristão, fui apresentado na igreja Batista aos 10 dias de vida, com meu irmão gêmeo, mas passei a minha vida adulta fora da igreja, mesmo estando dentro dela. Conheci a Cristo, verdadeiramente, face a face, há 4 anos, quando tive um encontro com Jesus.

JA: Sempre quis ser médico e aliar ciência e fé?
AR: Nunca pensei em ser médico, sempre tive vontade de ser agricultor e missionário. Quando eu estava no terceiro ano de medicina, decidi largar a faculdade para fazer teologia, mas minha mãe não deixou. Ela disse: você não vai largar a faculdade, porque você será um médico-pastor. Eu obedeci a minha mãe e jamais imaginei que eu viveria o que estou vivendo. Promessa de Deus se cumprindo em minha vida.

JA: Tem ideia de quantas vidas já foram abraçadas e acolhidas pelo MSR, desde que o projeto se iniciou?
AR:
Não tenho números exatos, mas foram milhares de pessoas. E dezenas de almas entregues a Jesus nos hospitais.

JA: Qual a situação mais impactante que já presenciou no hospital, realizando o MSR?
AR:
Para mim, o mais impactante é ver pessoas aceitando a Jesus nas recepções dos hospitais, se ajoelhando, clamando, chorando e dizendo que querem voltar para Cristo. Isso, para mim, é o mais importante. 

JA: A ACASE, nossa Associação cristã em Brasília, realiza um trabalho de acolhimento semelhante, porém com atuação na área externa dos hospitais. Deixe uma mensagem, aos voluntários, de incentivo para a sequência do trabalho.
AR:
Continuem sendo agentes transformadores de vidas, não pelo que vocês são, mas por quem Cristo é em vocês. Vocês são os ouvidos de Jesus naquele ambiente, pois sempre terá um grito de socorro esperando ser ouvido e ajudado naquele lugar. Façam do ambiente de trabalho de vocês, um local de milagres e um altar de adoração.

Últimas postagens

Acompanhe nossas últimas postagens

Crescimento próspero

  • 4 min read
(Palavra do Presidente veiculada na edição nº. 4 do Jornal da ACASE) Prezado amigo da ACASE, Com alegria, anuncio-lhe uma importante conquista da nossa associação: fomos autorizados...
Abrir bate-papo
Fale com a ACASE!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Siga nosso instagram!
https://www.instagram.com/acase.brasilia/