Somos uma Instituição Social Cristã Evangélica, sem fins lucrativos, com sede em Brasília e atuação no âmbito do amparo a crianças e famílias em situação hospitalar.

 

Casa de Jairo completa um ano e ultrapassa 100 visitas a lares de acolhidos em situação hospitalar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Programa da Acase que estende acolhimento para além da Tenda no hospital leva abraço, alimento e oração; Meta de visitas para 2º semestre é estabelecida

Túlio Vieira

Estive enfermo, e vocês me visitaram” (Mt 25.36). A frase de Jesus, proferida em contexto de juízo final, ecoa como um chamado para a compaixão concreta — e tem se tornado realidade, semana após semana, por meio das ações do programa Casa de Jairo, da Acase. Em seu primeiro ano de existência, o projeto já ultrapassou a marca de 100 visitas a lares de acolhidos que chegaram à instituição por meio da Tenda do Acolhimento, instalada no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

As visitas ocorrem geralmente às terças, sextas-feiras ou aos sábados, sempre de forma previamente agendada, e, também, muitas vezes, integradas a ações temáticas promovidas pela Acase, como o tradicional Natal Solidário, que amplia o alcance da Casa de Jairo e fortalece os laços entre os voluntários do programa e as famílias atendidas.

Apesar das necessidades materiais frequentemente urgentes, o propósito central do Casa de Jairo vai além da ajuda física. “As visitas são, antes de tudo, um tempo de escuta, de acolhimento espiritual, de aconselhamento bíblico e oração. É quando as pessoas se sentem seguras para colocar para fora suas angústias, medos, tristezas — e, muitas vezes, redescobrem a verdadeira esperança, que está em Jesus”, explica Shirley Araújo, coordenadora de Acolhimento da Acase.

O impacto emocional e espiritual dessas visitas é visível. Recentemente, ao visitar uma acolhida em Luziânia (GO), Erika Jarjour, voluntária do programa, ouviu algo marcante sobre o formato das visitas. Ela mesma conta: “A família era paupérrima. As condições da casa, precárias. Levamos bastante ajuda material. Entregamos tudo e convidamos todos os presentes na casa a ouvirem o que tínhamos a dizer e, depois, a orarem conosco. A anfitriã na hora disse: ‘Isso é o que mais gosto. Vocês não nos enchem de coisa e vão embora, vocês também alimentam a nossa alma com a oração e a Palavra. Isso me faz tão bem’. Foi gratificante ouvir essas palavras dela”.

Ouvida pela reportagem do Jornal da Acase, a acolhida Élida Santos, de Santa Maria (DF), destacou os benefícios do programa: “A Acase apareceu em um momento bem difícil, quando eu estava com o meu filho no hospital. Ela me acolheu, orou por nós. Pensei que tudo pararia ali, naquele acolhimento hospitalar. Mas vieram à minha casa, me visitaram, trouxeram a Palavra, roupas, alimentos. Tem sido muito importante para mim esse acompanhamento do pessoal do Casa de Jairo porque percebo que não estou sozinha”.

Criado em junho de 2024, o programa recebeu esse nome inspirado no Evangelho de Lucas, capítulo 8, em que Jesus vai à casa de Jairo, príncipe da sinagoga, para levar vida à sua filha. Portanto, esta é a essência que move cada visita da equipe da Acase: levar vida onde a dor e o sofrimento haviam se instalado. Seja por meio de doações materiais — como cestas básicas, fraldas, roupas, medicamentos ou até móveis —, seja pelo conforto da Palavra de Deus, o projeto tem sido uma ponte entre o hospital e a casa, entre a emergência da dor e a permanência do cuidado.

Com a meta de realizar pelo menos mais 50 visitas até o final de 2025, o Casa de Jairo segue firme no propósito de ser presença viva do amor de Cristo nos lares mais fragilizados pelo sofrimento. Para a ACASE, cada porta aberta representa mais do que uma entrega — é uma oportunidade de anunciar a vida, como Jesus fez na casa de Jairo.

Últimas postagens

Acompanhe nossas últimas postagens